O QUE É UMA IGREJA MISSIONÁRIA?

E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo…”(Mateus 24.14)

O Senhor Jesus enviou a sua igreja ao mundo (cf Jo 20.21) para fazer a diferença. E para isso ele disse a ela: “Vós sois a luz do mundo…” e “… o sal da terra…”(Mt 5.13-14). A igreja que Cristo comprou com o seu sangue tem uma missão no mundo. Ela é missionária! Muitos pensam que essa missão é ter uma vida de prosperidade;  comer o melhor da terra e viver vida feliz sem se preocupar! Embora usem textos bíblicos para tais afirmações, não condiz com a verdade. A igreja que pensa assim se torna fria, insensível, preguiçosa e arrogante. Deus não nos chamou para isso! Ele nos chamou para trabalhar. Para sermos missionários (nos deu uma missão). A Igreja é essencialmente missionária. Mas o que significa isso? O que caracteriza uma igreja missionária? Uma igreja missionária, segundo Jesus, é uma igreja que é:
Testemunha dos feitos de Cristo (Mt 24.14)
          O que significa ser uma testemunha? –  “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.”(Mt 24.14). Uma testemunha é “uma pessoa que relata o que viu ou ouviu”. Significa que a igreja testemunhou os feitos de Cristo. Deus dizia que Israel era testemunha de seus feitos: “Eu anunciei salvação, realizei-a e a fiz ouvir; deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus.” (cf Is 43.12). O povo tinha visto de perto o poder libertador de Deus. Jesus disse para seus discípulos, a igreja: “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”(At 1.8). Reparem que este “testemunhar” está intimamente ligado ao “poder do Espírito Santo”.
Nós testemunhamos o que Cristo fez na Cruz e os feitos do Espírito Santo em nós! Vida mudada e testemunho fiel andam de mãos dadas. Paulo diz: “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.”(Gl 2.20). A igreja de maneira alguma deve ser alvo de escândalos, porque Jesus diz: “… ai do homem pelo qual eles vêm!”(Lc 17.1). A igreja não pode expor ao ridículo aquilo que Cristo conquistou com o seu sangue. Ela testemunha quando vive em comunhão uns com os outros (cf At 2.44) e com Cristo (cf 1Jo 1.6)
O que é uma igreja missionária? – É uma igreja que “testemunha” os grandiosos feitos de Deus. Quando a igreja perde isso, perde sua essência. Parte da igreja moderna tem se esquecido disso, que estamos aqui para testemunhar os feitos de Cristo. E estes feitos não foram somente os milagres, mas sua missão: Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.”(Lc 19.10).
Ainda, podemos ver que uma igreja missionária é uma igreja que:
      Demonstra amor ao próximo (Mt 22.39).
      O amor é demonstrado pelo o irmão que está ao nosso lado“Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mt 22.39). Jesus instruiu os seus discípulos assim: “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” (Jo 15.12). Como é difícil amarmos o nosso irmão! Mas isso não é opção, é mandamento de Cristo. Quem não ama o seu irmão, também não ama a Deus (cf 1Jo 4.20).
     O amor é demonstrado ao nosso inimigo: “… amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;”(Mt 5.44) – Como é amar o meu inimigo? É ter misericórdia e compaixão. Querer o bem a ele, mesmo que ele deseje o seu mal. A violência e a maldade do homem, às vezes, nos fazem olhar para textos como Gênesis 6 e dizer: “Senhor a maldade do homem ta muito forte, assim derrame sua ira!”. Os discípulos de Jesus, missionários, ao chegar numa aldeia de samaritanos, não foram recebidos. O que eles disseram? Veja: Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir?”(Lc 9.54). O que aprendemos com essa atitude dos discípulos? Primeiro é a prepotência: “queres que mandemos descer fogo”! É muito poder!!  E em segundo, a falta de amor. Aí Jesus repreende: “Jesus, porém, voltando-se os repreendeu e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Pois o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las.”(v.55-56). É triste quando não sabemos a nossa missão! Jesus é o exemplo desse amor (cf Mt 15.32). Ele se compadece!
    Quando demonstramos “ amor ao próximo” somos uma igreja missionária – Se não amar o nosso irmão, como vamos falar do Amor de Jesus?  E quando não amamos o nosso inimigo, não evangelizamos, queremos agir como os discípulos. É bem verdade que é tentador pedir pra Deus enviar fogo do céu e destruir nossos inimigos, mas essa não é nossa função!
 Por fim, e não menos importante, uma igreja missionária é uma igreja que:
  Prega a Palavra de Deus (Mc 16.15)
 “… Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16.15). Não é entreter bodes, mas pastorear ovelhas e isso só com pregação do Evangelho. Parte da igreja moderna tem dado ênfase em outras coisas. O evangelho é um adereço. Não é a essência da mensagem. Paulo diz que a fé salvadora “… vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”(Rm 10.17). Não por meio de canções de autoajuda, de milagres etc. É através da Palavra de Deus que tem poder para mudar o homem (2Tm 3.16)
 A igreja precisa tomar cuidado para não dar ênfase na palha em lugar do trigo:“O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? — diz o SENHOR.”(Jer 23.28). A ordem bíblica é clara, Davi declara:“Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas,” (1Cr 16.24); “…proclamai entre os povos os seus feitos”.(Sl 9.11). E onde encontramos os feitos de Deus? Sonhos? Revelações de anjos? Na BÍBLIA! Se uma igreja quer ser a Igreja de Cristo missionária, ela precisa pregar o Seu Evangelho!
  Uma igreja missionária tem a missão de “pregar a Palavra de Deus” (Mc 16.15) – Deus não nos chamou para entreter o povo, ser aceito como “legal” ou “estar na moda”. Somos tentados a fazer culto na igreja para agradar pessoas, tirando assim a pregação do centro de nossa mensagem. Somos chamados para pregar arrependimento. Mostrar ao homem que ele está perdido sem Cristo.
Conclusão:O que é uma igreja missionária? É ser uma igreja que:
1)      Testemunha os feitos de Cristo (Mt 24.14)– Testemunhamos os feitos de Deus pela Bíblia, e pelo que ele tem realizado em nós!
2)      Demonstra amor ao próximo (Mt 22.39)  – Não somente ao meu irmão, mas também ao meu inimigo. Devo desejar que ele seja salvo!
3)      Prega a Palavra de Deus (Mc 16.15) – Nossa principal função não é o entretenimento, mas anunciar a salvação através da pregação da Palavra de Deus.
Ser igreja missionária é ser a luz do mundo. É cumprir com o nosso propósito nesse mundo. É obedecer a Deus! Que ele nos ajude a sermos missionários fiéis!

 Por Rev. Ronaldo P Mendes


Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*