COMO VENCER OS OBSTÁCULOS DA VIDA

Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.”( 1 Samuel 17.14).

Problemas e obstáculos fazem e sempre farão parte da vida de qualquer pessoa. Mas quando eles surgem nem sempre estamos preparados para enfrentá-los. Ficamos abalados e até  paralisados diante deles.  Muitos cristãos, quando se deparam com  problemas, só pensam em uma coisa: “jogar a toalha”. Tais problemas surgem em diversas formas e áreas da nossa vida. Pessoas sofrem com a falta de emprego, contas, crises no casamento, doenças, crimes, abandono, etc.

Israel nos tempos do rei Saul tinha um obstáculo chamado Golias, ele era um herói dos filisteus {povo que ocupava Canaã antes de Josué}, um povo inimigo de Israel (cf 1Sm 17). Ele era um guerreiro poderoso que servia ao exército dos filisteus (v.4). Provavelmente Golias era descendente dos refains, um povo de estatura elevada que vivia na região de Amom. Esse povo foi disperso pelos amorreus (cf Dt 2.20-21), e uma parte remanescente se refugiou entre os filisteus. Alguns estudiosos sugerem também que Golias poderia ter sido um descendente dos Anaquins, que também eram conhecidos pela estatura elevada (Nm 13.33; Js 11.22). O gigante Golias tinha em torno de 3 metros altura, “seis côvados e um palmo.”(v.4). Este guerreiro gigante era um obstáculo que incomodava, oprimia e envergonhava a nação de Israel.

Mas certo dia surge alguém disposto e enfrentar o gigante. Esse foi um jovem chamado Davi, que tinha entre 20 a 23 anos de idade. Este jovem seria o futuro rei de Israel, segundo a vontade de Deus. Podemos dizer que, pelo exemplo de Davi, é possível vencermos os obstáculos da nossa vida! Aqui há alguns princípios para você vencer os obstáculos. Para vencer os obstáculos:

1) Enfrente os problemas (v. 32)

“Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu.”(v.32).

Não adianta fugir dos problemas – Esse é o ponto de partida. Davi viu que todos estavam angustiados, preocupados, atemorizados, mas ninguém fazia nada para resolver o problema. Nem sequer tentavam. Ele decidiu enfrentar o obstáculo de Israel: Golias. Judas, o irmão do Senhor, diante de um problema que rondava a igreja disse: “Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.”(Jd 3). Ele queria falar sobre outras coisas, mas viu um problema e decidiu enfrentar orientando a igreja. Obstáculos existem para serem superados!  Quando há um problema, não resolvemos nada apenas olhando e chorando diante dele. É preciso fazer algo, é preciso agir.

Não tema os obstáculos. Enfrente-os  –  Golias era muito forte. Somente a couraça que Golias vestia era praticamente o peso de Davi (1Sm 17.5 – “cinco mil siclos de bronze”,  57 kg). Sua lança pesava 6kg (cf 1Sm 17.7). Mas não resultou tão forte: uma pequena pedra foi o suficiente para tombá-lo.

Quais obstáculos existem em seu caminho? Quantos obstáculos têm em seu ministério? Na sua família? Está disposto a fazer algo? Ou continuará sofrendo e chorando pelos cantos?

 Ainda, conforme o texto, outro princípio para vencer os obstáculos é:

2) Não dê ouvidos ao pessimismo

“Porém Saul disse a Davi: Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu és ainda moço, e ele, guerreiro desde a sua mocidade. Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei.” (1Sm 17. 33-35).

As pessoas negativas querem contagiar a outros – O Pessimismo vê e julga as coisas pelo lado mais desfavorável. O pessimismo sempre espera pelo pior: “os aspectos maus ou negativos da existência superam os bons ou positivos” (filósofo alemão Arthur Schopenhauer –  1788-1860). Segundo esse raciocínio, se tem um problema é sinal de que você deve desistir. Desista!

O pessimismo de SaulO rei tentou influenciar Davi (v.33). Sempre haverá pessoas que tentarão nos fazer desistir de enfrentar os obstáculos. São covardes diante dos problemas. E essa é característica do incrédulo: O incrédulo sempre ressalta as circunstâncias; é dominado pelo medo, não pela fé.

Davi não tinha apenas um otimismo humano – Davi confiava em Deus (1Sm 17.45). Saul só via o humano, Davi via o espiritual. Saul via Golias como um gigante insuperável, Davi o via como um incircunciso vulnerável (1Sm 17.26). Para enfrentar os obstáculos tem que confiar em Deus. Paulo disse: “Tudo posso naquele que me fortalece”(Fp 4.13). Em Cristo podemos enfrentar qualquer situação porque ele nos fortalece. Só nEle podemos encontrar soluções para os nossos problemas.  O jovem Davi tinha experiência da ação poderosa de Deus em livrá-lo de animais selvagens. Sabia assim que o Senhor estaria com ele (1Sm 17.34-36). Não há dificuldade que não se possa vencer com o Senhor a nossa frente.

Para vencermos obstáculos, não podemos dar ouvidos a pessoas pessimistas, covardes diante dos problemas! Assim como Davi, confie na ação de Deus para resolver seus problemas. A experiência e os testemunhos da obra de Deus a seu favor, tornava Davi forte. Deus quer te dar uma saída para teus problemas. Confie!

Por fim, conforme o texto, outro princípio para vencer os obstáculos:

3) Use os recursos que Deus te deu

“Saul vestiu a Davi da sua armadura, e lhe pôs sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. Davi cingiu a espada sobre a armadura e experimentou andar, pois jamais a havia usado; então, disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o usei. E Davi tirou aquilo de sobre si. Tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras lisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e, lançando mão da sua funda, foi-se chegando ao filisteu.”(1Sm 17.38-40)  

Davi não venceria Golias apenas com palavrasPor mais que ele confiasse em Deus, sem os recursos corretos ele não venceria o gigante. Determinando vitória jamais venceria um homem armado com aproximadamente 3 metros de altura.

Recursos ineficazes que atrapalham (v.38-39) –  Saul quis dar a Davi armas que Davi não conhecia. Com certeza o pequeno Davi seria derrotado se enfrentasse Golias com essa armadura. Mas ele disse: “Saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos.”(v.47). Por muitas vezes perdemos as batalhas contras os nossos problemas porque nossos recursos são ineficazes. Procuramos ajuda onde não há, procuramos bálsamo onde há dor e sabedoria onde há insensatez! E isso só piora a situação!

O instrumento eficaz (v.40) – Davi recusou a armadura e tomou o que ele conhecia: uma funda e cinco pedras. Isso era suficiente para enfrentar o obstáculo. Ele sabia usar muito bem essa arma. Para o jovem herói, o foco não era o instrumento poderoso, mas o SENHOR dos exércitos. É importante ressaltar que Deus usa nossas habilidades, nossos dons e talentos como instrumentos para vencermos obstáculos. Ele usa, às vezes, coisas pequenas. Alguns problemas são retirados com um simples “eu te perdoou”, ou “você me perdoa?”, “vamos orar”. Ele não pedirá aquilo que você não tem.  Na multiplicação dos pães e peixes, Jesus multiplicou o que tinha e não se preocupou pelo que não tinha (Mt 14.13-20). Podemos dizer também que outra forma simples de vencermos os obstáculos é nos envolvermos no Reino. Não procurar outros recursos no mundo. Viver em comunhão com Deus e Sua igreja.

Se você usar os recursos que Deus te deu, você vencerá os seus obstáculos. Existem recursos ineficazes que o mundo oferece que nunca farão você vencer. Autoajuda, psicologia humana são paliativas que não vão resolver o seus problemas e ás vezes até atrapalha. Deus nos faz vencer com o que ele oferece; nossos dons e talentos, a comunhão e claro, a Sua Palavra que nos ensina a nos revestir de sua armadura para vencermos (Ef 6).

A história do Jovem Davi nos ensina como enfrentar os obstáculos. São atitudes bem práticas. O texto continua e nos diz que Davi venceu o Gigante completamente (1Sm 17.49-50).  Aprendemos que para vencermos os nossos obstáculos, precisamos:

Enfrentar os problemas – Não adianta fugir! Ou tentar fingir que não existem. Não tenha medo.

Não dê ouvidos ao pessimismo – Fique longe de pessoas negativas! Que só destacam coisas ruins!

Use os recursos que Deus te deu – Os dons, talentos, a Palavra e a comunhão!

Assim venceremos os nossos obstáculos!

 Por Rev. Ronaldo P. Mendes

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*